Podcast Radar AEPSI

RADAR AEPSI – OBJETIVOS E MOTIVAÇÃO

Radar AEPSI é um podcast amador levado a cabo por professores da escola secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco, AE Póvoa de Santa Iria.
Pretende constituir-se com um meio privilegiado de divulgação de todas as atividades, projetos e dinâmicas promovidas por este agrupamento, assim como de entidades externas que, de uma forma ou de outra, mantêm ligação à comunidade educativa.
Tentaremos, na medida do possível, além do já mencionado, promover debates ou conversas sobre temáticas várias, sendo que a educação será, como é natural, o tema preferencial.
O nosso principal desiderato é que, de forma gradual, este projeto possa apresentar-se como a principal ferramenta de divulgação deste agrupamento (seja na sua dimensão interna, mas também externa). Para tal, afigura-se como fundamental o permanente envolvimento de todos os agentes educativos, onde se destaca a participação dos alunos.

Utilidade de um Podcast na área da Educação.

Os podcasts, como ferramenta educativa, têm vindo a afirmar-se como uma estratégia poderosa para a disseminação de pensamentos, correntes teórico-práticas, consolidação de conhecimentos específicos, ou simplesmente ideias ou experiências, sejam elas individuais ou coletivas. É, portanto, da nossa profunda convicção que este modelo encerra um vasto leque de potencialidades, tanto para educadores/professores quanto para os pais/alunos, que não poderíamos – na qualidade de agentes educativos, ignorar ou negligenciar.
Pelas suas características intrínsecas (flexibilidade, acessibilidade, personalização de conteúdos, etc.) o podcast é um formato que, em última análise, poderá contribuir para o estimular da curiosidade e criatividade dos alunos e, desta feita, o aprofundar das relações entre estes e a escola. Acreditamos, porém, que a ligação poderá ser mais profunda e alcançar todas as esferas educativas, sejam elas a dos alunos, docentes, não docentes, pais ou do poder local, enraizando e consolidando o sentido de pertença coletiva entre ambas.
Em suma, este projeto pretende oferecer uma abordagem inovadora, atual e eficaz concorrendo para uma melhoria das práticas educativas no nosso agrupamento, indo ao encontro do explanado no Projeto Educativo do Agrupamento e daquilo que cremos serem as legítimas expectativas dos alunos, subsidiando, assim, uma aprendizagem mais envolvente e vinculativa entre professor(a) e aluno(a).
Pela sua natureza multifacetada e altamente plástica, este projeto assume-se como uma potencial mais-valia, sobretudo levando em linha de consideração o cenário educacional contemporâneo, e todas as suas contingências tecnológicas que, convém, encarar não como obstáculo intransponível, mas antes como desafio premente e inadiável.

Os dinamizadores,
Graça Conde, professora de Matemática;
Juliana Nobre, professora de Espanhol;
Joaquim Carvalho, professor de Geografia.
Image
Image
Image