Matrículas 2021/2022

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ALUNOS QUE VÃO FREQUENTAR PELA 1.º VEZ A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR OU O 1.º ANO DE ESCOLARIDADE
 

1-PERIODO DAS MATRÍCULAS

 Decorrerem entre 15 DE ABRIL E 14 DE MAIO de 2021.

 

2-PEDIDO DE MATRÍCULA:

É efetuado pelos Encarregados de Educação, preferencialmente, através do Portal das Matrículas em: https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt

  

Formas de autenticação no portal das matrículas:

- Credenciais de acesso ao Portal das Finanças – NIF e palavra-chave;

- Cartão de Cidadão - é necessário o Cartão de Cidadão e o respetivo PIN de autenticação, um leitor de cartões ligado a um computador com acesso à Internet e ter instalado no computador o plugin Autenticação.Gov;

- Chave Móvel Digital - é necessário que previamente tenha sido efetuado um pedido de Chave. Poderá consultar a informação referente ao pedido de Chave Móvel Digital e ao processo de autenticação.

 

2- DESTINATÁRIOS:

Pré-escolar: O pedido de matrícula para a educação Pré-escolar destina-se às crianças que completem 3 anos de idade até 15 de setembro de 2021, ou entre essa idade e a idade de ingresso no 1.º ciclo do ensino básico.
1.º ano: A matrícula para o 1.º ano de escolaridade é obrigatória para crianças que completem os 6 anos de idade até 15 de setembro de 2021.

 

3- MATRÍCULAS CONDICIONAIS:

 - Pré-escolar: crianças que completem 3 anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro de 2021.

1.º ano: crianças que completem 6 anos de idade entre 16 de setembro e 31 de dezembro de 2021.

A aceitação definitiva da matrícula está dependente da existência de vaga nas turmas já constituídas, depois de aplicadas as prioridades definidas nos art.º 10.º e 11.º do Despacho Normativo n.º 6/2018 de 12 de abril, alterado pelo Despacho Normativo n.º 5/2020, de 21 de abril (ANEXO 3 e ANEXO 4).

 

4-DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À MATRÍCULA:

Os documentos necessários à matrícula constam do ANEXO 1 e devem ser anexados por via de upload disponibilizado no Portal das Matrículas. Caso não seja de todo possível realizar o upload, os documentos devem ser enviados para o endereço eletrónico matriculas21-22@aepsi.pt indicando o nome da criança e o nº do processo de matrícula, referente ao aluno, gerado no portal.


NOTA: UMA VEZ QUE CONTINUA EM VIGOR A MEDIDA DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, SOLICITA-SE AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA POR MEIO DIGITAL. AS MATRÍCULAS PRESENCIAIS CONSTITUEM UMA EXCEÇÃO.


Nos casos em que não seja de todo possível o acesso ao Portal das Matrículas, a matrícula far-se-á de modo presencial, nos Serviços de Administração Escolar deste agrupamento, de acordo com o cronograma definido no ANEXO 5, de forma a evitar elevada concentração de pessoas. Solicita-se aos encarregados de educação que se façam acompanhar de máscara e de material de escrita pessoal.
A admissão das crianças respeita os critérios estabelecidos nos art.º 10.º e 11.º do Despacho Normativo n.º 6/2018 de 12 de abril, alterado pelo Despacho Normativo n.º 10/2021, de 14 de abril e NÃO a ordem de chegada do pedido de matrícula.

 

“ESCOLA A TEMPO INTEIRO”

 

1-INSCRIÇÃO NAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC) PARA O 1.º CICLO- A inscrição é feita obrigatoriamente através do link disponibilizado:

CANDIDATURA

https://siga1.edubox.pt/SIGA/modulos/Candidaturas/ExternalAccess.aspx?m=499&t=499&Guid=f481baac-1038-4d06-9409-999e10dabda7

 

As AEC têm a duração semanal de 5h decorrem diariamente no período das 16:00h às 17:00h, distribuídas da seguinte forma:

 

2h – de Atividade Física e Desportiva

1h- de Oficina Experimental

2h- de Expressão Dramática

 

A frequência nas AEC é facultativa, mas de inscrição obrigatória. A inscrição nas AEC é feita obrigatoriamente no ato de matrícula para que possa ser garantida vaga.

 

2-INSCRIÇÃO NAS ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA (AAAF) – A inscrição é feita obrigatoriamente através do link apresentado e destina-se a crianças da educação pré-escolar antes e ou depois do período diário de atividades educativas e durante os períodos de interrupção letiva.

CANDIDATURA - https://siga1.edubox.pt/SIGA/modulos/Candidaturas/ExternalAccess.aspx?m=499&t=499&Guid=a8dcb8b9-237e-403b-a344-7bcc69619575

 

3-INSCRIÇÃO NA COMPONENTE DE APOIO À FAMÍLIA (CAF) - A inscrição é feita obrigatoriamente através do link apresentado e destina-se a assegurar o acompanhamento dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico antes e/ou depois das componentes do currículo e das AEC, bem como durante os períodos de interrupção letiva.

CANDIDATURA - https://siga1.edubox.pt/SIGA/modulos/Candidaturas/ExternalAccess.aspx?m=499&t=499&Guid=a3ab6cdb-f25e-4052-856c-5e4ee30c0ee2

A oferta das Atividades de Apoio à Família (AAAF) para o Pré-escolar e da Componente de Apoio à Família (CAF) para o 1.º ciclo, é da responsabilidade da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Póvoa de Santa Iria (APEE-PSI) e realizada através de parcerias com o ATL da Bolonha, com a APAC e com a CERCI Póvoa. A frequência destas ofertas, obriga à inscrição do(a) encarregado(a) de educação como sócio da APEE-PSI. A informação detalhada pode ser consultada em www.apee-psi.pt

 

ALMOÇOS ESCOLARES – AÇÃO SOCIAL ESCOLAR

 

No sentido de desburocratizar e evitar a realização da matrícula presencial, os encarregados de educação interessados devem inscrever-se e candidatar-se aos diversos apoios e atividades, obrigatoriamente e apenas através dos links indicados que remetem para a página eletrónica da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. A candidatura a estes apoios complementa a matrícula realizada no PORTAL DAS MATRÍCULAS.

 

1-ALMOÇOS ESCOLARES - A inscrição é feita obrigatoriamente através do link apresentado.

CANDIDATURA

https://siga1.edubox.pt/SIGA/modulos/Candidaturas/ExternalAccess.aspx?m=499&t=499&Guid=9f159f49-6e3d-4e66-b64d-24ebc7b12841

  

2-AÇÃO SOCIAL ESCOLAR (ASE)

Pré-escolar e 1º ciclo- A candidatura é feita obrigatoriamente através do preenchimento do formulário apresentado.

CANDIDATURA  

https://siga1.edubox.pt/SIGA/modulos/Candidaturas/ExternalAccess.aspx?m=499&t=499&Guid=282359ac-e07e-4990-b1cf-e2d3caf02bb8

 Documentos a anexar à candidatura à ASE (sem os quais a candidatura não será considerada):

  • Fotocópia do IBAN do/a aluno/a ou do/a encarregado/a de educação;
  • Declaração emitida pela Segurança Social ou pelo serviço processador, na qual conste o escalão de abono de família atribuído ao(à) aluno(a);

 Ou 

  • Declaração passada pelo Centro de Emprego, no caso de o Pai e/ou a Mãe estar(em) desempregado(s) há mais de 3 meses e lhe esteja atribuído o 2º escalão do abono de família.

  

Quaisquer pedidos de esclarecimento podem ser remetidos para o email matrículas21-22@aepsi.pt ou para os serviços de administração escolar do agrupamento através do telefone 219533270.