
VIAJAR COM A MATEMÁTICA
Para ti a matemática é um “bicho de sete cabeças?
Estás sempre a dizer “não sei nada de matemática”?
Então esta conferência vem mesmo a calhar…
Pretendemos realizar uma conferência de matemática onde alunos mais velhos, que estão no 12º ano e com excelentes notas a matemática possam dar o seu testemunho de como estudam matemática.
No dia 10 de maio, com uma duração máxima de 60 minutos, via zoom, teremos:
- Abertura e moderação da professora Ângela Nunes
- Testemunho dos alunos:
• Catarina Gonçalves do 12º C
• Catarina Marques do 12º B
• Cláudio Coelho do 12º B
• Duarte Farinha do 12º C
• João Cunha do 12º A
• Rafael Costa do 12º C
- Questões
- Encerramento pela Professora Ângela Nunes
Estás sempre a dizer “não sei nada de matemática”?
Então esta conferência vem mesmo a calhar…
Pretendemos realizar uma conferência de matemática onde alunos mais velhos, que estão no 12º ano e com excelentes notas a matemática possam dar o seu testemunho de como estudam matemática.
No dia 10 de maio, com uma duração máxima de 60 minutos, via zoom, teremos:
- Abertura e moderação da professora Ângela Nunes
- Testemunho dos alunos:
• Catarina Gonçalves do 12º C
• Catarina Marques do 12º B
• Cláudio Coelho do 12º B
• Duarte Farinha do 12º C
• João Cunha do 12º A
• Rafael Costa do 12º C
- Questões
- Encerramento pela Professora Ângela Nunes
Cada um dos participantes irá falar sobre:
• a influência da família na aprendizagem da matemática,
• o seu processo de automotivação,
• o método de estudo que utiliza em matemática,
• a aplicação da matemática no dia a dia.
• a influência da família na aprendizagem da matemática,
• o seu processo de automotivação,
• o método de estudo que utiliza em matemática,
• a aplicação da matemática no dia a dia.
Para uns a matemática é um prolongamento da profissão dos familiares, para outros não. A motivação de uns é o objetivo de entrarem num curso de engenharia, para outros é superar desafios. Métodos de estudo? Há um denominador comum em todos eles: atenção máxima em sala de aula, esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas…
Praticar, praticar, praticar…
O grande obstáculo ao estudo e à aprendizagem da matemática, está a maioria das vezes associado à falta de interesse que os alunos demonstram
pela disciplina, e não propriamente associado à aquisição de conceitos.
Infelizmente, não gostar de matemática é algo muito vulgar e tem subjacente a ideia de que é uma disciplina difícil, aborrecida e inútil.
Finalmente, podemos dizer que matemática é uma disciplina com um cariz diferente de todas as outras. É objetiva, utiliza procedimentos, símbolos e
fórmulas específicas. Tem uma linguagem própria. Assim sendo, estudar matemática para ter sucesso, envolve também uma certa especificidade.
Praticar, praticar, praticar…
O grande obstáculo ao estudo e à aprendizagem da matemática, está a maioria das vezes associado à falta de interesse que os alunos demonstram
pela disciplina, e não propriamente associado à aquisição de conceitos.
Infelizmente, não gostar de matemática é algo muito vulgar e tem subjacente a ideia de que é uma disciplina difícil, aborrecida e inútil.
Finalmente, podemos dizer que matemática é uma disciplina com um cariz diferente de todas as outras. É objetiva, utiliza procedimentos, símbolos e
fórmulas específicas. Tem uma linguagem própria. Assim sendo, estudar matemática para ter sucesso, envolve também uma certa especificidade.
Prof. Ângela Nunes