Robótica na AEPSI

Saiba tudo sobre o AEPSINO e o Clube de Robótica.

Clube de Robótica e o que nos propomos atingir.

No Clube de Robótica Exploramos Kits Pedagógicos Educacionais que são ideais para cursos com aulas práticas didáticas e proporcionam experiências científicas escolares. A robótica educativa, se bem conduzida, favorecerá o crescimento intelectual do aluno por meio da experimentação, construção, reconstrução, observação e análise. Os alunos, na tentativa de resolver os problemas com as suas construções e o programa que as controla, podem manipular diferentes conceitos no domínio das ciências (Física, Mecânica, Matemática, Computação, etc.), Ao trabalhar em um ambiente de robótica educativa, o protótipo construído pelos alunos passa a ser um artefato cultural que os alunos utilizam para explorar e expressar suas próprias ideias. Nesse sentido, incluir a Robótica na Educação para o ensino básico e secundário justifica-se pela necessidade de expandir os conhecimentos práticos envolvendo as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), voltado para uma aprendizagem lúdica combinada com materiais relevantes para o currículo e recursos digitais. Acreditamos ainda que o desenvolvimento da Robótica no ensino básico e secundário, contribuirá para a desenvolvimento de competências acadêmicas para o século XXI como: estimular o pensamento crítico, incentivar competências criativas de resolução de problemas em uma variedade de temas da vida real, formando alunos ativos, colaborativos e criativos para o longo da sua vida escolar e profissional. A Robótica também propiciará, pelo uso e aplicabilidade das ferramentas necessárias, trabalhar competências importantes para o desenvolvimento psicomotor e cognitivo, ampliando a capacidade de raciocínio lógico e de uma aprendizagem inspiradora, envolvente e eficaz.

Assim Propomo-nos a atingir vários objectivos com recurso à robótica, dos quais destacamos o nosso Kit AEPSINO um carro robot de baixo custo, debaixo dos lemas: "nenhum aluno fica para trás" e "Um Robot por aluno".

Aepsino V2.0

AEPSINO - Uma nova forma de ver a Escola.

Lançamento do AEPSINO Conta já com duas versões. a Primeira Versão saiu em Janeiro com 2 motores, a Segunda em Abril com 4 motores.

Aepsino V1.0

AEPSINO - Uma nova forma de ver a Escola.

Lançamento do AEPSINO é oficial

O AEPSINO foi Lançado tal como previsto no inicio de 2018, e seu preço ronda 15 Euros correspondente à eletrónica que o constitui, com material vindo da China . o protótipo passou a fase de testes e é a mascote oficial do nosso clube, foi desenvolvido uma app para android para o seu controle via Bluetooth. Temos os primeiros Kits na Escola Versão 1.0 estando nós a trabalhar numa nova versão para o final do ano 2.0, no menu AEPSINO encontrarás informações mais detalhadas. Este Projeto reune todas as condições para implementar o que constatamos com as vantagens da Robótica Educacional.

Vantagens da Robótica Educacional.

- Demonstração de conceitos científicos;
- Desenvolvimento de competências mentais;
- Contato com a lógica de programação (SketchUp);
- Contato com a eletrônica (placa arduíno);
- Colocar em prática a aula teórica;
- Ficar por dentro do mundo tecnológico;
- Coordenação motora e manual;
- O valor da paciência e da disciplina;
- Entendimento dos próprios limites;
- Incentivo à capacidade de projetar e planear.

Temos ainda que referir, tal como se passa com as outras tecnologias de informação e comunicação, a robótica não constitui panaceia para os problemas da educação a nenhum nível, citando (C. Ribeiro, 2006). É, no entanto, uma ferramenta com enorme potencial que permite, quando adequadamente utilizada, promover a motivação e a qualidade das aprendizagens dos alunos. Dada a sua versatilidade, pode o mesmo equipamento, ser utilizado em múltiplos contextos educativos, em diversas áreas disciplinares ou em contexto inter e transdisciplinar, como tentaremos comprovar no âmbito do projeto Marte.<p\>

Outros Projetos

A seguir fica o registo de outros projetos que nos orgulhamos de já ter terminado assim como outros que temos em Curso.

Braços Robóticos e Mega Tankbot

Especialmente escolhidos para missões em Marte com o fabuloso símbolo do projecto Stories of Tomorrow, encontras mais informação sobre estes produtos no separador Projetos.

DIY Do It Yourself

Robótica- Uma nova forma de ver a Escola.

O nosso Rover Marciano.

Especialmente desenhado para missões em Marte, encontras mais informação sobre o nosso Rover no separador Projetos.

DIY Do It Yourself

Robótica- Uma nova forma de ver a Escola.

Trabalhamos na montagem de uma outra configuração para o Rover.

DIY Do It Yourself

Robótica- Uma nova forma de ver a Escola.

O nosso simbolo .

Preparação e contagem decrescente para os eventos do 3º Período.

Viver em Marte

Tela de 1 metro como Cenário para os eventos, simboliza a robótica em Marte

A bandeira Para as nossas Aventuras.

Preparação e contagem decrescente para os eventos do 3º Período.

Viver em Marte

Tela de 1 metro como Cenário para os eventos, simboliza a robótica em Marte

O Nosso clube na Rede de Clubes da Anpri e M.E.

O Ministério da Educação (ME), através da Direção Geral da Educação (DGE), promove o Concurso Clubes de Programação e Robótica (CPR) onde constamos, relativo ao ano letivo 2017/18.

Cuidado Prótotipos em Movimento-veja a página oficial

 

A nossa meta Retirada dos objectivos do M.E. e da Anpri:

Construir uma base sólida com as evidências a incluir no plano Anual de Actividades. Teremos como objectivo o financiamento da Robótica no nosso agrupamento, Estamos Inscritos no Concurso 2017/2018 estando completa a 1ª Fase inscrição e Plano Anual de Atividades.

Consultar Regulamento do concurso 2017/2018

Este Website pretende reunir todas estas condições e serve de relatório online das actividades do Clube, estamos a preparar o caminho para que possamos ter sucesso no financiamento e alargar a oferta que temos actualmente, apenas em regime de actividades extra-curriculares com incidência no 2º, 3º ciclo e secundário a um nº muito limitado de alunos, temos como objectivo levar também ao 1º ciclo esta possibilidade mas debatemo-nos com falta de condições para o fazer nesta fase, apesar da escola estar inscrita no âmbito da Próbótica que se destina ao 1º e 2º Ciclo. Acreditamos que no próximo ano Lectivo possamos trabalhar também com assiduidade com as nossas escolas do 1º Ciclo.

Ver âmbito da Próbótica, Iniciativa criada pelo M.E. e a Anpri.

O nosso Plano Anual de Actividades

Ver o nosso plano Anual de Atividades.

Congratulamo-nos com o que já fizemos neste curto período de existência.

© 2018 Todos os direitos reservados - Agrupamento de escolas Póvoa de Santa Iria