AEPSI Em Marte

Space´X Falcon 9 e a contagem decrescente.

Tudo sobre o Jogo, o Projeto "Viver em Marte" e a Robótica

Introdução:

Foi decretado em regime de experiência pedagógica, a implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário, no ano escolar de 2017-2018.

Há matérias que se repetem em várias disciplinas. Acontece entre História e Geografia ou Biologia e Física e Química. Flexibilizar os currículos pode significar organizar melhor o tempo dispensado em cada disciplina a tratar os mesmos temas.

Neste contexto o Projeto Marte permite condições e uma abrangência muito interessante para reunir nesta experiência os condimentos para que tenha sucesso, tendo a nossa escola recursos humanos dedicados ao Plano Nacional para o Sucesso educativo podemos investir numa metodologia que permita fazer a ponte entre as disciplinas, o projeto Marte incide muito sobre o digital na concepção do produto final, neste contexto a Robótica e as Tecnologias da informação vão dar uma ajudinha, o caminho é sinuoso, mas faz-se.

 

Stories Of tomorrow Na Aristides Fim de 1º Período:

Na Escola Básica Aristides Sousa Mendes já demos inicio ao processo, foram construidas histórias em formato digital para o projeto em espirito de interdisplinariedade entre Tic e Português, com Matemática demos as áreas das figuras geométricas com recurso à programação em Scratch trabalhando as competências necessárias aos alunos , com isto além de revermos o que os alunos já aprenderam noutro ciclo não repetimos a mesma fórmula mecânica, e tendo o projeto Marte em mente conseguimos dotar os alunos com mais algum treino de computação para a criação de histórias como aquela que vemos ao lado, outras aventuras temos planeadas para o 2º Período.

Viver em Marte

Uma das 3 Turmas da Aristides Sousa Mendes com presença na viagem Virtual

Data de lançamento da sonda Insight:

O nome da nossa Escola para a eternidade em Marte. A oportunidade surgiu aquando do concurso lançado pela Nasa, a professora e mentora do projeto para a nossa escola, Maria José Calado inscreveu-nos nesta missão, será gravado num chip de silício que irá embarcar na nave InSight. A ideia é fazer com que as pessoas se sintam parte do projeto. A agência espacial norte-americana está em vésperas de enviar para Marte a missão InSight, um programa que pretende enviar uma estação que estude as características mais profundas da geofísica do planeta. Mas o que torna a nova missão da NASA especial não é apenas o facto de estar concebido para “medir o pulso” ao Planeta Vermelho: é que, a bordo da InSight, a NASA vai enviar os nomes de qualquer pessoa que tenha preenchido o formulário. E nós AEPSI vamos lá estar.

Insight Mars

Space the Final Frontier

entrar em Nasa Marte

Documentário de referência para as nossas aventuras.

Stephen Petranek no Ted Talks apresenta-nos o futuro ali ao lado, Marte é uma certeza .

Poderão os nossos filhos viver em Marte ?

Apertem os cintos e descubram como.

 

 

Manual de Referência para o Jogo de Marte baseado no video.

Stories Of tomorrow na Dom Martinho 2º Período 2017/2018:

O segundo período começou com a visita dos astrónomos e representantes do Nuclio, José saraiva e Rosa Doran numa palestra aos docentes das turmas de 5º ano (I, L e G) envolvidas no Projeto, foi reforçado a importância destes Projectos no contexto educativo actual, e como podemos afinar estratégias visando o Sucesso educativo dos alunos assim como apresentar os mecanismos com que vamos aferir o impacto do projeto Internacional Stories of Tomorrow. O Evento decorreu na Escola Dom Martinho na sala multiusos.

Stories of Tomorrow

A nossa Directora Teresa Carriço na Recepção a convidados e Docentes.

No âmbito de acompanhamento dos trabalhos, e da satisfação da curiosidade natural dos alunos, o astrónomo José Saraiva visitou e deu uma palestra aos nossos alunos na Aristides

Stories of Tomorrow

O Astrónomo José Saraiva a responder às questões dos alunos, visando o Espaço "The Final Frontier"

Visando ultrapassar as dificuldades de logística referentes às capacidades de hardware que as nossas máquinas tem em correr a pesada plataforma de criação do Stories, fomos visitados pelo Steph em representação do Nuclio que trouxe 10 Portáteis o que tornou possivel adiantar as histórias digitais que envolvem elementos multimédia e também noções de programação para realizar animações. Destacamos que apesar de não conseguirmos realizar as histórias de forma conveniente, os alunos tiveram sempre um plano B para contar as suas histórias recorrendo ao scratch, do qual resultaram videos que poderemos agora incorporar nas histórias, cumprido assim os objectivos traçados para a disciplina de Tic para a Robótica e para o Stories of tomorrow.

Stories of Tomorrow

Steph um reforço precioso.

Clube de Programação e Robótica com a alma em Marte

Como agenda para o Jogo de Marte elaborámos com recurso à impressão 3D o nosso cantinho de Marte

Marte Cenário- Acidalia Planitia Sol 235, réplica da ITS da Space X, Mars x One Habitáculos que se espera sejam os primeiros a albergar humanos no Planeta, Simbolos da Nasa ESA e o Fantástico símbolo do Projeto, que resultou no primeiro trabalho realizado from scratch ou seja, partindo da foto usando software para converter em desenho vectorial depois um outro de cad para dar forma ao símbolo em 3D finalmente enviar para o software que opera com a impressora-

Viver em Marte

Simulação da Primeira base instalada pela humanidade em Marte inspirada na Visão de Elon Musk

Clube de Programação e Robótica com a alma em Marte

Festival da Juventude de 15 a 19 de Maio Vila Franca de Xira.

Preparação e contagem decrescente para os eventos do 3º Período.

Viver em Marte

Tela de 1 metro como Cenário para os eventos, simboliza o sonho e a beleza de outros mundos

Clube de Programação e Robótica com a alma em Marte

Festival Robótica Torres Vedras 2018 - presença a 27 de Abril

Preparação e contagem decrescente para os eventos do 3º Período.

Viver em Marte

Tela de 1 metro como Cenário para os eventos, simboliza a robótica em Marte

Os nossos alunos a viver em Marte .

Episódio épico das nossas aventuras último dia do 2º Período Escola Dom Martinho.

 

 

“Some men see things as they are, and ask why. I dream of things that never were, and ask why not.”

Robert Kennedy in 1968 inspired by George Bernard Shaw quote

© 2018 Todos os direitos reservados - Agrupamento de escolas Póvoa de Santa Iria